sexta-feira, 19 de abril de 2013


CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO

“A Conservação e a Restauração visam salvaguardar o que consideramos bens
culturais, que são produtos de nossa cultura - do pensamento, do sentimento e da ação do homem. Esses bens formam o patrimônio histórico e artístico, ou seja, nosso Patrimônio Cultural.”

● A conservação é de ordem preventiva, visa proteger os documentos de fatores ambientais, físicos e químicos que possam descaracterizar e/ou destruir o documento de valor permanente.
● A restauração atua para tentar restituir o documento danificado o quanto for possível.
●É bom lembrar que ambos os conceitos estão interligados e que tanto a restauração quando a conservação atuam na preservação do documento de arquivo.





AGENTES EXTERIORES QUE DANIFIACAM OS DOCUMENTOS


1. FÍSICOS
· Luminosidade - a luz é um dos fatores mais agravantes no processo de degradação dos materiais bibliográficos.
· Temperatura - o papel se deteriora com o tempo mesmo que as condições de conservação sejam boas. O papel fica com sua cor original alterada e se torna frágil e isto sechama envelhecimento natural.
· Umidade - o excesso de umidade estraga muito mais o papel que a deficiência de água

2. QUÍMICOS
· Acidez do Papel - Os papéis brasileiros apresentam um índice de acidez elevado (pH 5 em média) e portanto uma permanência duvidosa. Somemos ao elevado índice de acidez, o efeito das altas temperaturas predominante nos países tropicais e subtropicais e uma variação da umidade relativa, teremos um quadro bastante desfavorável na conservação de documentos em papel. Dentre as causas de degradação do papel, podemos citar as de origem intrínseca e as de origem extrínsecas.
· Poluição Atmosférica - A celulose é atacada pelos ácidos, ainda que nas condições de conservação mais favoráveis. A poluição atmosférica é uma das principais causas da degradação química.
· Tintas - a tinta é um dos compostos mais importantes na documentação. Foi e é usada para escrever em papéis, pergaminhos e materiais similares, desde que o homem sentiu necessidade de registrar seu avanço técnico e cultural, e é ainda indispensável para a criação de registros e para atividades relacionadas aos interesses de vida diária.

4. AMBIENTAIS
Ventilação - é um outro fator a considerar como elemento que favorece o desenvolvimento dos agentes biológicos, quando há pouca aeração. Poeira - um outro fator que pode favorecer o desenvolvimento dos agentes biológicos sobre os materiais gráficos, é a presença de pó.

5. HUMANOS
O Homem, ao lado dos insetos e microrganismos é um outro inimigo dos livros e documentos, embora devêssemos imaginar que ele seria ser o mais cuidadoso guardião dos mesmos.

FONTES
●http://www.conservacao-restauracao.com.br/o_que_e.htm
●http://vsites.unb.br/cedoc/conservacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário